Câncer colorretal: doença cresce entre adultos jovens e reforça a importância da prevenção

Atenção aos fatores de risco e sinais facilita o diagnóstico precoce

Dr Abraão Dornellas

Câncer colorretal é um dos mais incidentes no Brasil (Foto: Pixabay)

O Setembro Verde é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer colorretal, o segundo mais incidente entre homens e mulheres no Brasil. São mais de 45 mil novos registros anualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Esse é um tumor que vem crescendo cada dia mais na sua frequência, com um aumento expressivo do número de casos em indivíduos jovens. 

Os principais fatores de risco para essa doença são o avançar da idade, histórico familiar, condições inflamatórias do intestino, alimentação inadequada e sedentarismo. 

É importante estar atento aos sinais de alarme, como:

  • presença de sangramento nas fezes;
  • alteração do hábito intestinal, que pode ser tanto diarreia quanto intestino preso;
  • dores abdominais;
  • perda de peso;
  • cansaço excessivo.

Como prevenção, destacamos a importância da alimentação saudável, da prática regular de atividade física e a realização dos exames de rastreamento, em especial a realização da colonoscopia, que é o exame para diagnóstico precoce e tratamento das lesões pré-malignas, como os pólipos intestinais. A colonoscopia está indicada a partir dos 45 anos. 

Portanto, como mensagem final, nos lembramos no Setembro Verde da importância de cuidarmos de nossa saúde intestinal e estarmos atentos aos sinais do câncer colorretal.

Abraão Dornellas é oncologista clínico no Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.