
Que cuidar da saúde é importante, todos sabemos, mas há muitas pessoas que negligenciam a saúde bucal. Entre as consequências, está a halitose – o famoso mau hálito, ou, direto ao ponto, o bafo! A situação pode causar diferentes constrangimentos e leva brasileiros à internet para tirar dúvidas que, talvez, não se sintam tão confortáveis em falar publicamente.
Levantamento da Sala Digital, parceria da Band com o Google, aponta que as buscas relacionadas a halitose no Brasil são o dobro das buscas por escovação de dentes. Os motivos que levam ao mau hálito, porém, vão muito além das práticas de higiene.
Convidamos o cirurgião André Zétola, especialista em cirurgia bucal e maxilofacial para responder às angústias levadas ao confessionário da internet. Confira!
O que causa mau hálito?
“O mau hálito não tem uma causa única, é algo multifatorial e, por isso, é preciso observar alguns sinais, alguns aspectos. Ele pode ser causado por estresse, por algum problema hormonal, ou até como consequência de doenças relacionadas à cavidade bucal, ou cardiovasculares, ou estomacais. Outro exemplo são doenças graves sistêmicas, como a diabetes, em que a pessoa tem um nível de cetona grande no sangue e pode ter um hálito cetônico.”
Como saber se estou com mau hálito?
“A verdade é que muitas vezes não notamos que estamos com mau hálito. É importante ter alguém que possa orientar, um profissional da área da saúde, como o dentista. Mas o primeiro alerta pode partir de uma pessoa querida próxima, que ajuda a identificar o problema, mesmo que seja uma situação constrangedora.”
Como tirar mau hálito rápido?
“Uma solução rápida começa com a higiene bucal, a escovação dos dentes e da língua é muito importante. Muitas pessoas têm uma língua que acaba aderindo mais placa e bactérias. Então é importante escovar muito bem a língua, da base até a ponta e usar os raspadores linguais também. A boa higiene e a famosa balinha são uma solução rápida, mas é preciso saber fazer o diagnóstico e tratar o que é realmente a causa.”
Quais doenças provocam mau hálito?
“Dois exemplos são a periodontite e a gengivite, que são doenças do periodonto, estruturas que protegem o dente. A disbiose intestinal também é um caso em que o mau hálito pode ser uma consequência, assim como problemas de úlcera ou gástricos. A pessoa que tem um problema de respiração bucal, uma apneia do sono, a diabetes… Todas podem causar halitose.”