O que causa pedra nos rins? As perguntas dos brasileiros sobre o órgão

Especialista responde às principais dúvidas no Google sobre a saúde dos rins

Por Luccas Balacci

O mês de março é marcado pelo Dia Mundial do Rim, que lembra da importância do cuidado com o órgão. No Brasil, a doença crônica renal atinge cerca de uma a cada dez pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia – na maioria dos casos, falta diagnóstico e os sintomas são pouco perceptíveis nas fases iniciais.

Um levantamento da Sala Digital, parceria da Band com o Google, aponta que, ao buscar por uma especialidade médica no Google, a nefrologia se destaca. “Médico de rins” é o terceiro termo mais pesquisado no último ano com o termo “médico de”, perdendo apenas para “ouvido" e “varizes”. 

O resultado pode indicar tanto um desconhecimento sobre o tipo de médico que atende o sistema urinário, como também uma necessidade de atendimento. Além disso, muitos brasileiros usam o Google para tirar dúvidas de saúde – lembramos, claro, que a pesquisa na internet não substitui o atendimento médico especializado.

Confira abaixo algumas das principais perguntas feitas sobre os rins no Google pelos brasileiros nos últimos 20 anos. As respostas são de Maria Almerinda Ribeiro, médica, professora e presidente da Sonesp (Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo). 

O que causa pedra nos rins? O que é cálculo renal?

"As pedras no rim, também conhecidas como cálculo renal ou litíase renal, são o resultado da formação de precipitações de sais minerais, como cálcio e ácido úrico. Esses sais normalmente são filtrados pelos rins, mas acabam se acumulando em forma de cristais. Ou seja, o aumento na concentração desses sais pode levar a essa formação, resultando no que conhecemos como 'pedras'."

O que é insuficiência renal?

“Insuficiência renal é um termo que caiu em desuso, relacionado a quando os rins param de funcionar de forma aguda ou de forma crônica – por mais de três meses. Na forma aguda, de curta duração, usamos o termo “injúria renal aguda”. Já na forma crônica, quando é necessária a substituição renal por diálise ou transplante, trata-se de “falência renal” – a perda de função, porém, é avaliada de acordo com sua gravidade.”

Pedra nos rins, onde dói?

“A pedra no rim dói dependendo, primeiro, de qual rim ela se encontra – direito ou esquerdo. Outro fator é o próprio local em que o cálculo se acumulou no órgão. Em geral, a cólica começa nas costas, passa para a frente do corpo em direção à bexiga. Quando consegue avançar, a dor chega à uretra.”

Cisto no rim é perigoso?

“Dependendo do tamanho, da causa e do número de cistos, eles podem precisar ser retirados do corpo. Na maioria das vezes, porém, pequenos cistos podem aparecer sem causar preocupação. Os cistos são vistos e analisados em exames de imagem, como tomografia, ressonância e ultrassonografia.”

Tópicos relacionados