Conhecido como um dos maiores humoristas do Brasil, Tom Cavalcante revelou que a morte da mãe foi o principal acontecimento que o influenciou a querer seguir pela comédia. Em entrevista ao Programa do João deste sábado (20), o ator abriu o coração, lembrou início da carreira e a relação com a filha.
Com 35 anos de carreira de sucesso na TV e nos palcos de teatro pelo Brasil, Tom contou em conversa íntima com João Silva que os familiares foram fonte de inspiração para torna-lo a figura tão reconhecida no humor brasileiro.
"Tudo começou numa relação intensa com meus familiares, artistas em potenciais. Foi uma construção na minha cabeça. E a morte da minha mãe, quanto tinha 13 anos, eu entendi que a vida só poderia ter sentido se eu fosse feliz. Como modo de sobrevivência eu entendi que eu tinha que fazer graça, sorrir. Como as pessoas davam retorno pra mim, eu me sentia agraciado por isso", revelou.
Nascido em Fortaleza, no Ceará, ele brilhou na década de 1990, interpretando o bêbado João Canabrava, na Escolinha do Professor Raimundo, e o porteiro Ribamar, em Sai de Baixo.
Mas foi em 1989, quando conheceu Chico Anysio, que o convidou a retornar ao Rio de Janeiro para participar do Chico Anysio Show. "Soube que Chico estava em Fortaleza e peguei um carro emprestado para ir até ele. Ele me convidou para entrar para conversar com ele e mudou a minha vida", lembrou.
Politicamente correto
Tom Cavalcante refletiu também sobre a transformação no humor brasileiro nos últimos anos, e como as discussões sociais influenciaram na maneira de contar piadas. Para ele, o equilíbrio é o ponto da questão, sem ignorar pautas importantes.
"A gente passa a observar o que o politicamente correto quer dizer para nós humoristas. A gente tem que percerber o que oferecer de contribuição nesse sentido. Algumas bandeiras eu acho exageradas, mas temos que chegar no equilíbrio. Todas essas bandeiras a gente tem que chegar junto e ajudar. São ciclos que vão evoluindo, a vida em movimento", frisou.
Relação com a família Silva
Amigo pessoal de Faustão, Tom Cavalcante conheceu João Silva quando pequeno. Durante a participação no programa, o humorista revelou detalhes da relação próxima com a família Silva.
Tom frequentava as famosas pizzas na casa de Fausto, sempre estreladas, com convidados como Hebe Camargo, Jô Soares, Chico Anísio e grandes estrelas da TV. Ele revelou que João Silva sempre se mostrou confiante e extrovertido, e nunca se intimidou com as personalidades importantes que estavam nos eventos promovidos pelo pai.
O humorista lembrou uma viagem com Fausto e João, em Orlando, nos Estados Unidos. Tom fingiu que tinha sentado em uma chapa de restaurante e o apresentador acreditou na história.
"Eu e o João tem uma relação muito estreita desde que começamos a conviver. Uma vez em Orlando, ele acreditou numa brincadeira maluca minha, que eu sentei na chapa e queimei a bunda no restaurante japonês", contou Tom.