Dia Mundial da Saúde Bucal - quando uma ferida na boca pode ser sinal de câncer

Câncer de boca é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil

Instituto Vencer o Câncer

Cigarro é o principal fator de risco para o câncer de boca
Reprodução/BandNews TV

No Dia Mundial da Saúde Bucal, em 20 de março, o Instituto Vencer o Câncer destaca o tabagismo como o principal fator de risco para o câncer de boca. Este tipo de tumor é o quinto mais comum entre os homens no Brasil. É importante estar atento aos sinais que podem indicar a doença.

Feridas na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, que sangram ou que estão em crescimento, são sintomas que merecem atenção e avaliação médica. Além disso, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochechas também devem ser investigadas.

Detectar precocemente o câncer de boca pode aumentar significativamente as chances de cura do paciente. Para prevenir essa doença, é fundamental evitar o consumo de cigarros e álcool, manter uma dieta saudável e adotar medidas como o uso de protetores labiais. 

A oncologista Débora Dornellas, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer, destaca também a importância de praticar sexo seguro com o uso de camisinhas e receber a vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV).

Se você notar alguma ferida suspeita na boca, é importante buscar atendimento médico para realizar uma biópsia da lesão e fazer a análise patológica para confirmar o diagnóstico.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.