Câncer de bexiga: o que você precisa saber?

Tabagismo é o principal fator de risco para esta doença

Brasil deve registrar mais de 11 mil casos de câncer de bexiga neste ano
Instituto Vencer o Câncer

Julho também é o mês de conscientização sobre o câncer de bexiga. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce e tratamento adequado para a doença. 

Este é o tumor mais comum do trato geniturinário, com maior incidência no sexo masculino. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o Brasil deve registrar mais de 11 mil casos em 2024. 

O INCA informa que homens brancos e de idade avançada são o grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer.

O oncologista Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer, explica, no vídeo abaixo, quais são os principais fatores de risco para a doença.

Principais sintomas

A presença de sangue na urina é o principal sintoma do câncer de bexiga, podendo se manifestar desde as fases iniciais do tumor. 

Muitas vezes, no entanto, o sangramento é atribuído a causas benignas, como cálculos renais e infecções de urina, o que acaba atrasando o diagnóstico. Também é comum um certo desconforto ao urinar, com dor, ardência e um aumento da frequência da urina. 

Sempre que um desses sintomas aparecer e, principalmente se forem persistentes, procure um médico para receber orientação adequada.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.