Julho Verde: conheça fatores de risco e sinais do câncer de cabeça e pescoço

Consumo de tabaco e de álcool potencializa desenvolvimento destes tumores

cigarro
Divulgação

O Brasil registra, a cada ano, cerca de 40 mil novos casos de tumores de cabeça e pescoço, que atingem áreas como a boca, laringe, faringe, tireoide e outras glândulas desta região do corpo.

O Julho Verde é o mês dedicado à conscientização e prevenção destas doenças. Estes tipos de câncer, quando detectados na fase inicial, são em sua grande maioria curáveis com tratamentos localizados. No entanto, muitos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente, o que leva a tratamentos mais invasivos.

É importante estar atento, então, aos principais sinais e sintomas dos tumores de cabeça e pescoço. “Entre eles estão o surgimento de feridas que não cicatrizam, lesões, sangramento, aumento dos gânglios e outros achados nessa região. Caso você tenha qualquer um desses sintoma, procure um médico para fazer uma avaliação mais detalhada” destaca o oncologista Abraão Dornellas, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer. 

Outro ponto fundamental é evitar os fatores de risco para estes tipos de câncer. “Para isso, algumas medidas são fundamentais, como não fumar, evitar o uso de bebidas alcoólicas, ter uma dieta balanceada, manter uma adequada higiene da boca, evitar sexo desprotegido e vacinar as crianças contra o HPV”, completa o médico.

Vale lembrar que a vacinação contra o HPV em meninos e meninas, principalmente dos 9 aos 14 anos, protege contra o câncer de orofaringe e outros tumores, como o de colo de útero, pênis e canal anal. Esta vacina está disponível gratuitamente no SUS, em uma dose única, para esta faixa etária. 

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.