Produção de lúpulo ganha espaço no Brasil, mas plantação ainda é pequena

Conhecido como 'tempero da cerveja', espécie fortalece setor cervejeiro no país

Por Mariana Procópio

A planta que dá sabor e aroma para a cerveja ganha terreno no Brasil. O lúpulo teve adaptação difícil no Brasil, devido a planta preferir o clima frio, mas agora o setor vive uma verdadeira revolução no país. Tanto, que só foi em 2018 que o lúpulo começou a ser produzido em solo nacional. 

Agora, ele traz mudanças para a economia do Brasil. Em Teresópolis, capital nacional do lúpulo, mudas são cultivadas para depois destinadas a todo o território nacional. Tereza Ozassa, produtora, contou que nacionalizou a plantação. “Tropicalizamos a planta, porque muitas vezes temos as quatro estações no mesmo dia”, explica. 

A produção ainda está tímida, apenas 5% das cervejas produzidas no Brasil são feitas com lúpulo nacional. Apesar disso, Evaristo de Miranda, pesquisador da Embrapa, garante que o lúpulo brasileiro tem vários pontos positivos. 

“Ele traz um frescor para a cerveja, traz maior qualidade para a bebida e tem a perspectiva de menor custo para a produção brasileira”, explica. Grandes cervejarias já começaram a plantação e investimento na planta, além de artesanais. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.