Internacional

Conselho da ONU se reúne nesta terça após ataque a hospital infantil na Ucrânia

António Guterres, secretário-geral da ONU, condenou o bombardeio e reforçou que ‘realizar ataques contra civis é proibido pelo direito internacional’

Por Felipe Kieling

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne nesta terça-feira (9) para discutir o ataque a um hospital pediátrico em Kiev, na Ucrânia, que deixou mais de 40 mortos. 

A reunião foi solicitada em caráter de urgência pela França e pelo Equador, convocação que foi imediatamente apoiada pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou os ataques russos, que qualificou de "particularmente chocantes". "Realizar ataques contra civis é proibido pelo direito internacional, e esse tipo de ataque é inaceitável e deve cessar imediatamente", disse em comunicado.

Uma série de ataques de mísseis em várias regiões da Ucrânia matou pelo menos 41 pessoas, deixou vários feridos e atingiu o hospital, que é o maior centro pediátrico do país. A unidade de saúde realiza tratamentos contra o câncer e transplantes de órgãos. 

O Kremlin negou a autoria do bombardeio e declarou ter atacado apenas bases militares. Segundo a Rússia, fragmentos de mísseis do sistema de defesa antiaéreo da Ucrânia que atingiram a unidade hospitalar. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais