A W Series, categoria de monopostos exclusiva para mulheres, anunciou nesta quarta-feira (27) que duas de suas competidoras participarão de testes pela FIA Fórmula 3 em novembro: Irina Sidorkova e Nerea Martí.
Tanto a russa de 18 anos quanto a espanhola de 19 correram a temporada 2021 pela equipe W Series Academy – projeto que funciona com um trabalho especial de preparação da categoria às pilotas. Martí foi a quarta colocada do ano, com 61 pontos, enquanto Sidorkova terminou o ano com a nona posição, somando 34.
Leia também:
Os testes com a dupla acontecerão no dia 9 de novembro, em Magny-Cours, na França. Sidorkova e Martí já têm vagas asseguradas na temporada 2022 da categoria feminina.
Para a diretora-executiva da W Series, Catherine Bond Muir, o teste é resultado do projeto da categoria, que tenta aproximar mulheres de algumas das principais disputas em monopostos.
“A W Series existe para criar um caminho para as pilotas progredirem aos degraus mais altos do automobilismo. O anunciou de hoje, de que nossas mais jovens competidoras, Irina Sidorkova e Nerea Martí, participarão de um dia completo de testes da FIA Fórmula 3, é prova de que estamos tendo sucesso nessa missão”, afirmou.
A presença da dupla nos testes também foi comemorada pelo diretor-executivo da Fórmula 2 e da Fórmula 3, Bruno Michel.
“Diversidade é uma questão importante para nós. Nosso desejo é assegurar que mais e mais mulheres façam parte de nosso campeonato. Esperamos que este teste seja o primeiro passo para que o caminho à Fórmula 1 para uma mulher seja mais sistemático”, afirmou.
A temporada 2021 da FIA Fórmula 3 foi encerrada no fim de setembro, com o título do norueguês Dennis Hauger, da Prema.
Emanuel Colombari
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.