Quem é Vinicius José Paixão de Oliveira, pai de Vini Jr.

Flamenguista, pai do craque criou os filhos em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e hoje trabalha na ONG Instituto Vini Jr.

Da redação

Vini Jr. com os pais, Fernanda e Vinicius
Reprodução/Instagram @vinijr

Pai de Vini Jr., Vinicius José Paixão de Oliveira criou o filho no bairro Porto da Rosa, em São Gonçalo, com a esposa Fernanda. 

Aos 16 anos, o craque foi vendido para o Flamengo por R$ 45 milhões. Vini conta que, então, o pai pôde parar de trabalhar, em idas e vindas para São Paulo.

"Me mudei para Taquara, meu pai parou de trabalhar, eu já ganhava mais com ele e pedi para que ele começasse a trabalhar comigo. Eu queria que ele voltasse morar com a gente no Rio”, conta o ponta-esquerda na série "Vini For Real", de 2020.

Além do jogador cotado para vencer o prêmio Bola de Ouro deste ano, depois do gol pelo Real Madrid na final da Champions League contra Borussia Dortmund, Vini Pai tem mais dois filhos, Alessandra e Netinho. Alexandra tem uma filha, Jamille, sobrinha do craque, e Netinho também sonhava em jogar, mas como goleiro.

Quando o atacante assinou o primeiro contrato profissional, ele e a família passaram a ajudar algumas pessoas e instituições em São Gonçalo, onde o Vini nasceu e foi criado.  

Com o tempo, o craque, Vini Pai e a família construíram o Instituto Vini Jr., organização não-governamental que apoia escolas públicas em novos modelos de ensino usando tecnologia e futebol. Entre as ações da instituição, está a iniciativa de uma educação antirracista.

"Sou orgulhoso. Todo pai sonha em ter um filho jogador. Quando você consegue transformar esse filho jogador em também cidadão, que pensa no próximo, que pensa no futuro, fica mais orgulhoso ainda", disse Vinícius sobre o atacante em podcast no final do ano passado.

Promessa de voltar para o Flamengo

  • Em outubro do ano passado, o jogador do Real Madrid contou que prometeu ao pai que vestirá a camisa do Flamengo novamente, em entrevista ao jornal francês "L'Équipe".
  • “Creio que poderia ficar aqui (no Real Madrid) toda minha carreira, mas o clube da minha família é o Flamengo. Eu prometi ao meu pai que voltaria um dia. Eu tenho de respeitar essa promessa.”, disse.
  • Vini Jr. começou a jogar bola aos 4 anos de idade e, aos 11, começou nas categorias de base do clube.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.