Notícias

Trinta anos após título, Nigel Mansell volta a pilotar Williams FW14B campeã de 1992

Emanuel Colombari

Imagem: Williams Racing/Divulgação

Os fãs de Fórmula 1 puderam acompanhar um reencontro dos mais nostálgicos neste final de semana: Nigel Mansell, campeão mundial em 1992, voltou a pilotar a Williams FW14B, carro que deu a ele o título daquele ano.

Leia também:

O reencontro aconteceu no Festival de Goodwood, evento anual na Inglaterra que reúne carros e pilotos de diferentes épocas do automobilismo. No encerramento do festival, neste domingo (27), Mansell levou o público ao delírio a bordo da Williams com a qual venceu nove das 16 corridas da temporada 1992.

Imagem: Williams Racing/Divulgação

“Estou emocionado por estar aqui com a equipe e foi ótimo estar de volta ao volante deste carro de corrida excepcional. Foi um momento muito emocionante dirigir na frente dos fãs de todo o mundo e uma memória que vou guardar com carinho”, comemorou.

Imagem: Williams Racing/Divulgação

O FW14B é uma evolução do FW14, modelo utilizado pela Williams em 1991 – que, embora competitivo, tinha problemas de confiabilidade. Com a introdução da suspensão ativa e do controle de tração, entre outros detalhes, o novo modelo dominou a temporada 1992, colocando os dois pilotos da equipe nas duas primeiras posições ao fim do ano: Nigel Mansell foi campeão, com Riccardo Patrese vice.

Imagem: Williams Racing/Divulgação

O carro exibido por Mansell em Goodwood pertence à Williams, que exibiu outros três carros ao longo da programação: o FW44, utilizado na temporada 2022; o FW18, que deu a Damon Hill o título da temporada 1996 da Fórmula 1, e o FW19, pilotado por Jacques Villeneuve na conquista do título de 1997 – até hoje, o último da equipe na F1.

Imagem: Williams Racing/Divulgação

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.