Notícias

O que são os aero rakes, as 'grades' usadas nos testes da F1

Emanuel Colombari

Imagem: Getty Images/Red Bull Content Pool

É verdade que o efeito visual não é bonito, e deixa o carro de Fórmula 1 com uma cara de eletrodoméstico, quase uma antena de TV. Mas eles são fundamentais para que pilotos e equipes entendam melhor o funcionamento aerodinâmico dos carros na pista.

Estamos falando dos aero rakes, acessórios presentes nas pré-temporadas da categoria. No caso, aquelas grades que as equipes instalam nos carros para os testes.

A estratégia não é a única da Fórmula 1 na tentativa de entender o fluxo de ar dos carros. Você já deve ter observado, por exemplo, o flow-vis – aquelas tintas que as equipes aplicam nos carros e que deixam as pinturas sempre bem diferentes.

No caso do aero rake (ou “ancinho aerodinâmico”, em uma tradução livre), trata-se de uma grade coberta de sensores para medir o fluxo de ar em toda a extensão do acessório. Em geral, os sensores têm tamanhos diferentes e oferecem dados que são comparados às informações que foram geradas antes em simuladores das equipes.

Leia também:

Assim, é possível comparar resultados teóricos e práticos e avaliar se houve evolução aerodinâmica – ao menos em determinadas situações, como as pistas de pré-temporada.

“Aero rakes são muito importantes para nós”, afirmou Yannick Ducret, diretor do departamento aerodinâmico da Williams. “Estes rakes grandes são geralmente para medirmos o fluxo de ar em torno das rodas dianteiras, mas como eles se movem quando você gira o volante, você precisa cobrir uma área grande para capturar todos os dados possíveis – eles podem ter mais de 500 sensores”, completou.

Vale destacar que o aero rake é um acessório relativamente recente em testes. Antes, as equipes se viravam basicamente nos túneis de vento para avaliar os carros, utilizando versões bem mais simples do equipamento.

“Eles eram usados apenas nos túneis de vento, e eram apenas uma grade com uma linha de sensores que seriam levados para cima ou para baixo, para a esquerda ou para a direita, para monitorar a qualidade do fluxo de ar no carro”, explicou Ducret. “Então, começaram a usar eles nos carros, e agora há uma grande variedade. Não é mais simplesmente uma grade.”

Imagem: Williams Racing/Divulgação

A Williams também usou o acessório no primeiro dia de testes da pré-temporada 2023, nesta quinta-feira (23), no Bahrein. E nem sempre o uso é notado.

“Eles vêm em todos os formatos e tamanhos. Temos alguns aero rakes muito pequenos que vão em lugares que você nem vê, como no assoalho no carro”, disse Ducret.

Por isso, não custa deixar claro: o aero rake é mais uma particularidade dos testes da Fórmula 1. Deixa o carro feio e seria perigoso em uma corrida, mas você não o verá nos finais de semana ao longo do ano.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.