A invasão da Rússia ao território da Ucrânia no começo de 2022 teve desdobramentos importantes na Fórmula 1. A categoria cancelou o Grande Prêmio da Rússia, enquanto a Haas rompeu o contrato com sua principal patrocinadora, a Uralkali, uma empresa de fertilizantes com sede em Berezniki, cidade aos pés dos Montes Urais.
A rescisão entre Haas e Uralkali selou o destino de Nikita Mazepin, piloto titular do time em 2021 e filho de um dos proprietários da patrocinadora. Embora tivesse contrato também para 2022, o russo foi substituído por Kevin Magnussen e viu as portas da F1 se fecharem para ele.
Desde então, Mazepin tem se virado para manter a agenda ocupada. Chegou a anunciar a criação de uma fundação de amparo a atletas excluídos de competições por motivos políticos e a competir em ralis. Chegou até a ser especulado na Fórmula Indy.
A mais nova aventura de Nikita Mazepin, porém, não tem nada a ver com automobilismo ou esporte. Aos 23 anos, o piloto russo quer é fazer festa.
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Desde junho, Mazepin é o principal nome à frente da The Ninety Nine Events, uma companhia responsável por organizar festas de luxo na Rússia. Nas redes sociais, a empresa divulga fotos dos eventos que realiza, sempre seguindo um padrão bem conhecido: cenários luxuosos e deslumbrantes, bebidas, modelos de visuais extravagantes...
Ah, e Nikita Mazepin. O piloto russo aparece fazendo pose em diversas fotos, sempre sorridente e acompanhado por frequentadores e frequentadoras dos eventos. Nesta terça-feira (2), divulgou imagens atacando de DJ em uma festa de Halloween realizada em Moscou no último sábado (29).
“Neste ano, tive que me despedir da Fórmula 1 por um tempo. Mas para se abrir a algo diferente, é importante enfrentar contratempos e problemas. Se um caminho para a autoexpressão está fechado, então você precisa procurar outro”, filosofou o russo no Instagram. “É ótimo poder descobrir novas fronteiras e encontrar oportunidades de desenvolvimento em nossos próprios projetos.”
Emanuel Colombari
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.