O nome de Michael Doohan é familiar para quem acompanha a MotoGP. Entre 1994 e 1998, o australiano conquistou cinco títulos consecutivos da categoria 500cc do Mundial de motovelocidade e se tornou um dos maiores vencedores da história da competição, atrás apenas de Giacomo Agostini (oito títulos), Valentino Rossi (sete) e Marc Márquez (seis), sendo que os dois últimos conquistaram os primeiros títulos após a aposentadoria de Doohan.
Agora, os feitos do australiano serão reconhecidos na Fórmula 1.
Durante a programação do GP da Austrália de 2024, o pentacampeão se apresentará no circuito de Albert Park dando voltas em uma Honda RC213V, moto projetada para a disputa da MotoGP a partir de 2012. O evento celebra os 30 anos do primeiro título de Doohan nas 500cc, em temporada marcante: o australiano foi ao pódio em todas as 14 corridas do ano, vencendo nove vezes.
E para completar a festa, Mick Doohan estará acompanhado do filho, Jack Doohan, que é piloto reserva da Alpine na F1. Ao lado do pai, Jack pilotará uma Benetton B200, carro que disputou a temporada de 2000 da F1. O modelo conquistou três pódios naquele ano, com destaque para o segundo lugar de Giancarlo Fisichella no GP do Brasil.
Leia também:
- A temporada 2024 da F1 só começou, e a Alpine já vive uma tempestade de problemas
- Alpine encerra temporada 2023 com dia em Madri ao lado de Zinedine Zidane
- Carros aposentados pela Fórmula 1 seguem na ativa com a Boss GP; conheça
- A homenagem a Ayrton Senna no primeiro teste de Caio Castro com um Fórmula 1
Os dois estarão lado a lado na pista em três momentos, sendo duas no sábado (23) e uma no domingo (24). E, é claro, estão animados.
“Qualquer oportunidade de subir em uma moto dessas neste tipo de evento é sempre um prazer. Isso marcar 30 anos desde o meu primeiro título mundial. O tempo passa muito rápido, e agora eu vou estar na pista com meu filho, o que será um momento verdadeiramente especial para nós dois. Eu sigo apoiando Jack e apoiando sua carreira, trabalhando com o objetivo de chegar à Fórmula 1. Estamos ambos muito animados com a apresentação diante do público da casa em Melbourne durante o fim de semana do Grande Prêmio no Albert Park”, destacou Michael.
“Estou muito empolgado de estar na pista com meu pai no Albert Park durante o fim de semana do Grande Prêmio da Austrália. É a primeira vez que dividimos a pista – eu em um carro e ele em uma moto – e será um momento incrivelmente especial. É uma ótima oportunidade para celebrar o sucesso dele diante do público australiano. Para mim, é uma oportunidade única de pilotar um carro de Fórmula 1 em uma pista tão emblemática. Espero que, no ano que vem, a coisa seja para valer. Este é meu objetivo, e eu tenho trabalhado duro para alcançar meu sonho”, afirmou Jack.
Emanuel Colombari
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.