Você já deve ter visto um pessoal que investe pesado para jogar games de Fórmula 1 em casa. Aquele simulador com assento personalizado, pedais próprios, controle no volante...
Mas nada se compara com o simulador que a Aston Martin entregou a Sebastian Vettel.
Em 2021, Vettel não conseguiu usar o simulador da fábrica da equipe como gostaria para fazer o reconhecimento de pista antes do Grande Prêmio da Arábia Saudita, que estreava no calendário. Coincidência ou não, sem essa adaptação à pista de Jidá, o alemão teve um desempenho apagado no fim de semana: foi eliminado ainda no Q1 no sábado, largando em 17º, e abandonou a corrida do domingo no fim após um acidente.
Leia também:
Era a prova de que a equipe precisava levar adiante um projeto iniciado meses antes, em abril. No segundo semestre daquele ano, a Aston Martin começou a trabalhar em um simulador específico para Vettel, que pudesse oferecer um trabalho realístico ao piloto.
O resultado: um simulador construído com peças do chassi do AMR21 (modelo usado pelo time na última temporada), com direito a assento e cintos de segurança do carro do próprio tetracampeão.
Para dar a Vettel uma experiência ainda mais realística, a Aston Martin criou uma estrutura metálica para sustentar o equipamento, que conta com três telas – segundo a equipe, “uma versão com duas telas se mostrou limitada”.
“Isso significa que o tetracampeão mundial pode levar em consideração suas próprias sessões de simulador em sua preparação para cada Grande Prêmio deste ano, demonstrando seu compromisso em extrair todo o desempenho que puder”, acredita a Aston Martin.
Se você quer um desses em casa, é melhor não se animar. Procurada pelo site The Drive, a escuderia britânica não relevou o valor investido no simulador, nem ofereceu dados a respeito do sistema operacional.
Emanuel Colombari
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.