Cozinheiros também tem alergia e, vez ou outra, precisam cozinhar com ingredientes que não podem comer. Foi o caso do Yuri, no 6º episódio do MasterChef Profissionais. O chef é alérgico a frutos do mar e, no programa de terça-feira (24), decidiu preparar polvo. A solução para saber o gosto da receita? Yuri pediu que Vinícius, competidor que estava na bancada ao lado, provasse.
Foi o chef carioca quem primeiro avaliou o tempero e o ponto do molusco, enquanto ele ainda estava sendo preparado. "Toda prova que tem frutos do mar eu vou precisar de alguém para experimentar porque tenho alergia. E vou jogar com as pessoas que estão ao meu lado, e é óbvio que é o Vini e que ele vai falar a verdade", explicou o competidor.
O resultado não poderia ter sido mais satisfatório e o chef, mesmo com a restrição, venceu a prova das sobras. Mas afinal, o que acontece nessas situações? A estratégia de Yuri está dentro das normas do programa?
O que acontece quando alguém é alérgico a um ingrediente?
Cada competidor é responsável por, no início da temporada, indicar à produção do programa possíveis alergia. É deles, também, a responsabilidade de encontrar uma solução para cozinhar o item caso seja necessário em alguma prova. A regra é a mesma para quem é vegetariano, vegano ou tem algum tipo de intolerância, por exemplo.
Ainda assim, se um participante é alérgico, mas não sabe, e acaba tendo alguma reação, uma equipe de emergência que fica no estúdio é acionada imediatamente. O mesmo acontece quando um competidor acaba se cortando. O MasterChef sempre presta socorro nessas situações.
Outros participantes podem provar a receita?
Ao contrário do que muita gente imagina, apenas Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo experimentam todos os pratos de cada episódio. Há algumas ressalvas, é claro, mas o resultado final é degustado somente pelos chefs. Os participantes podem, no entanto, provar os pratos uns dos outros enquanto a prova ainda está em andamento. A estratégia adotada por Yuri estava dentro das normas do programa.