Vasco vence o Grêmio em dia de estreia de "VAR falante"

Partida teve lances polêmicos e muita reclamação dos gremistas por pênalti não marcado

Brasileiro Série A 2024
São Januário
VascoVASVAS 2
x
GrêmioGREGRE 1
  • Sobre o jogo
  • Tempo real
  • Escalação
  • Resumo
  • Jogos da rodada

O jogo Vasco x Grêmio neste domingo (14), em São Januário, pela primeira rodada do Brasileirão, já está na história do futebol do brasileiro. Não pelo resultado, - vitória do Gigante da Colina por 2 a 1 - mas pela estreia de um novo recurso da arbitragem: o anúncio no sistema de som do estádio da decisão do árbitro após checagem no VAR.

Foram dois lances, ambos no primeiro tempo, que colocaram a partida na biografia do futebol no Brasil. Primeiro um lance de pênalti, marcado e depois retirado. Depois, outro pênalti, também não marcado.

Seguindo o novo protocolo, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza se dirigiu ao meio de campo e anunciou as decisões usando um microfone.

VAR “falante”

O primeiro tempo foi agitado - pelos gols e pelas polêmicas de arbitragem. Pelo menos em dois momentos, os times reclamaram de supostos erros de arbitragem.

Primeiro o Vasco, em suposto pênalti sobre Rossi. Após checagem do VAR, o árbitro tirou a penalidade e ainda deu cartão amarelo para o vascaíno. A decisão foi anunciada por Flávio Rodrigues de Souza usando o sistema de som do estádio, estreando o novo recurso da arbitragem.

Depois, em lance muito reclamado pelos gremistas, a bola toca no braço de Lucas Piton dentro da área do Vasco. Souza chegou a jogada, mas não deu a penalidade por interpretar que o toque foi acidental.

E teve os gols: David abriu o placar para o Vasco aos 24 minutos. O atacante acertou um chute sem força após giro, mas a bola desviou no caminho e atrapalhou o goleiro Marchesín: 1 a 0, para a festa da torcida em São Januário, em dia de homenagens a Roberto Dinamite. O ídolo vascaíno completaria 70 anos no último sábado (13).

Aos 37, Matheus Carvalho - ex-Matheus Cocão, ampliou para o Gigante da Colina aproveitando cruzamento em escanteio.

No segundo tempo, a reclamação foi dos vascaínos. Aos três minutos, Vegetti acertou cabeceio e exigiu defesa difícil de Marchesín. Na sobra, Rodrigo Ely, ao tentar chutar, acerta a perna de Galdames. Após checagem do VAR, o árbitro mandou seguir, mas sem anúncio com som para o estádio.

o Grêmio partiu pra cima em busca do empate. Dominando as ações, diante de um Vasco mais recuado, o Tricolor gaúcho diminuiu aos 23 minutos com Gustavo Carvalho.

O Grêmio ainda pressionou em busca do empate, mas ficou nisso, e a torcida do Vasco, que terminou 2023 sofrendo pela permanência na Série A, comemorou três pontos que podem fazer a diferença.