
O bacalhau já ocupou um lugar de destaque na mesa de Páscoa dos brasileiros. Mas, pelo menos quando o assunto é interesse de busca no Google, o cenário mudou. Nos últimos dois anos, o Ovo de Páscoa superou - com folga - o prato tradicional do domingo pascoal.
Um levantamento da Sala Digital, parceria entre a Band e o Google, mostra que, neste ano, para cada busca por bacalhau, foram registradas quatro por Ovo de Páscoa. Em 2023, o interesse pelo doce foi 84% maior; e, no ano passado, a diferença chegou a 94%.
O preço pesa na escolha
Os dados de busca não indicam diretamente o que vai à mesa, mas podem apontar tendências de comportamento. A alta nos preços dos itens tradicionais talvez possa ajudar a explicar o movimento.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, indica alta em alimentos como azeite (14,16%), azeitona (13,68%), ovos (10,49%) e o próprio bacalhau (5,51%) nos últimos 12 meses. A inflação acumulada impacta diretamente o custo do almoço do feriado, que ficou mais pesado no bolso do brasileiro. Quem decidir seguir a tradição terá que gastar mais do que no último ano.
O chocolate, principal ingrediente dos Ovos de Páscoa também tá mais caro. No acumulado dos últimos 12 meses, o tipo em barra teve alta de 16,53%.
Ovo de Páscoa de tudo quanto é tipo
Se por um lado o bacalhau perdeu espaço, por outro, o Ovo de Páscoa se reinventou. As buscas mais recentes mostram variedade de sabores e formatos que vão além do chocolate ao leite. Termos como “ovo de páscoa pistache”, “ovo de colher”, “zero açúcar” e “zero lactose” estão entre os mais procurados pelos brasileiros.
Também chamam atenção os ovos com sabores inusitados — alguns com aumento de buscas acima de 5.000% — como os de sushi, coxinha, paçoca, marshmallow, bolo de cenoura e até whey protein.