Jornal da Band estreia nova fase nesta segunda-feira (5); veja as novidades

Eduardo Oinegue e Adriana Araújo apresentam o jornal a partir das 19h20, com nova vinheta, novo cenário, novos recursos e a credibilidade do jornalismo da Band

Por Luiza Lemos

O Jornal da Band estreia sua nova fase nesta segunda-feira (5) com uma nova bancada, formada pelos apresentadores Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, uma nova vinheta, um novo cenário e novos recursos tecnológicos, aproximando ainda mais a conexão com o público. 

O telejornal, que tem 45 anos de história e credibilidade. vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 19h20, com transmissão simultânea no Band.com.br, no Bandplay e nos canais digitais Band Jornalismo no YouTube, Facebook e Twitter.

As novidades vão mostrar um jeito diferente de dar a notícia — com a credibilidade de sempre. Adriana Araújo, nova integrante da equipe, diz que está animada com a estreia na bancada do jornal. Com uma grande experiência no jornalismo de televisão, Adriana destaca que o jornal vai transmitir ao público a notícia, apurada com precisão e agilidade por uma equipe muito competente e comprometida com a missão de informar e combater fake news.

"A minha expectativa é muito grande. Eu estou de volta em um jornal de rede nacional com Eduardo Oinegue, um amigo que conheço há tanto tempo. E todo mundo cuidando tão bem desse projeto”, afirma Adriana. 

Eduardo Oinegue, com experiência nos principais veículos de comunicação no auge do jornalismo impresso, e que está há quatro anos comandando a bancada do telejornal, reforça que a nova edição está sendo bem cuidada pela equipe e elogia a colega. “Adriana é uma professora, uma amiga querida, sabe tudo de televisão. E novidade, olha…vai ter de sobra. 19h20 no Jornal da Band, vocês vão perceber a novidade toda", brinca. 

"Em um momento em que o mundo está coalhado de desinformação, a Band reafirma seu compromisso inalienável com a busca e a checagem dos fatos, razão de ser do reconhecimento do trabalho do nosso jornalismo”, diz Oinegue.

Além da dupla de apresentadores na bancada, o Jornal da Band terá ainda as participações das jornalistas Lana Canepa, direto de Brasília, Paloma Tocci com as notícias do esporte, Joana Treptow com as questões climáticas e Juliana Rosa com os assuntos relacionados à economia.

Para Paloma, a nova fase traz um pouco de ansiedade, mas como jornalista inquieta, ela adora mudanças. “Uma mudança é sempre boa, há a apreensão, porque a gente vai sair da zona de conforto, mas são sempre para o bem. Eu acho que a mudança vem em um momento muito bom. 

“As mudanças vão fazer crescer um produto já consolidado, tem muita credibilidade. Na minha opinião, o melhor jornal do país. Vai ser um sucesso”, diz Paloma Tocci. 

A apresentadora, que agora fica no comando das notícias do esporte, conta um pouco mais da participação no novo Jornal da Band. “Eu voltei para o meu esporte, que nunca tirei o meu pé, sempre fui apaixonada! A vida propõe novos desafios, mas eu nunca quis tirar o meu pezinho do esporte, sempre tive esse vínculo, essa ligação, desde a época do Boechat", afirma Tocci. 

Além do esporte, editoria que é sucesso na emissora, há outra mudança importante na cobertura do Jornal da Band. Lana Canepa, que voltou para Brasília, é a nova responsável por trazer todos os detalhes da política nacional e celebra a mudança. 

“Eu respiro política desde sempre, sempre gostei de acompanhar e explicar para as pessoas. É um prazer enorme estar de volta à Brasília, poder fazer parte dessa equipe na capital federal, não só como diretora-executiva, mas acompanhando cada conteúdo do Jornal da Band para Brasília", comenta Lana.

E ela conta um pouco do que os telespectadores podem esperar: cobertura e análises dos bastidores dos Três Poderes, com a credibilidade que do Grupo Bandeirantes de Comunicação. “Todos os dias tem notícia, muita notícia, a gente sabe bem. Mas a equipe está pronta para trazer todas as informações”, afirma. 

Novo logo é uma das mudanças do Jornal da Band

Joana Treptow comanda a previsão do tempo e também participa das reportagens especiais do Jornal da Band. Ela conta que seguirá trazendo o jornalismo de qualidade para a casa dos brasileiros. "Eu adoro ir para a rua, comecei como repórter, está no meu sangue, estar perto das histórias. Fazer reportagens especiais é dar um passo além do que já faço", pontua.

“É um baita desafio, é preciso se exercitar a ser mais você possível, olhar para a história, saber como irá detalhar, para poder entrar na casa das pessoas. Então eu sinto que é um algo a mais na minha carreira e estou amando este desafio”, diz Joana.  

Juliana Rosa vai levar ao público os detalhes dos assuntos de economia de um jeito leve. “As notícias de economia muitas vezes são áridas, tem muitos números e o novo formato, mais conversado e com apoio de novas ferramentas tecnológicas, vai ajudar demais na compreensão dos temas que afetam a vida de todo mundo”, afirma.

“Estou muito feliz de participar dessa nova fase do Jornal da Band! Há quase dois anos, tive a honra de entrar no time para ampliar a cobertura de economia. Ali pude expandir a educação econômica que sempre foi o foco do meu trabalho, usando uma linguagem simples e falando diretamente com as pessoas que nos assistem", explica Juliana.

Cenário mais tecnológico

Outra mudança inovadora é o cenário do Jornal da Band. O telejornal, que já era ágil ficou ainda mais dinâmico. Um cenário amplo, com dois grandes painéis de LED de última geração, e um aro de luz suspenso com a marca da Band, além de um maior número de câmeras e uma nova grua.

Um dos destaques é o aro de luz suspenso, de 8 metros, com a marca da emissora, além do número maior de câmeras e uma nova grua. Para Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, as novidades no cenário devem aprimorar ainda mais programa. 

"O mundo não para de mudar, cada vez mais rapidamente, e o Jornal da Band acompanha essas mudanças. Temos uma história de credibilidade construída no respeito ao telespectador e no compromisso com a verdade, praticando um jornalismo sério atendendo sempre o interesse público”, avalia Mitre.

André Basbaum, diretor de conteúdo jornalístico, destaca: “É uma atualização com essa missão do jornalismo profissional, da comunicação social profissional. Não existe outra forma de combater a desinformação (emenda) que não a comunicação social profissional, a verdade factual da vida, a realidade factual, os fatos, o jornalismo é fundamental, é indispensável”.

Para Rodolfo Schneider, diretor geral de conteúdo, o novo jornal “vai conseguir aliar essa tecnologia a toda essa credibilidade que o Grupo Bandeirantes de Comunicação carrega há mais de 80 anos . ”A gente sabe que pode levar com muita qualidade para o público que nos acompanha."  

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.