O comércio online cresceu no Brasil ao longo do último ano, e quase 800 lojas virtuais foram criadas por dia.
Entre julho de 2020 e julho de 2021, 288 mil novas lojas de comércio online nasceram no País, segundo o serviço PayPal Brasil. O número equivale à criação diária de 789 e-commerces.
Ao todo, há 1,6 milhão de empresas do setor atuando no mercado brasileiro. Desse total, 52% são de pequenas empresas.
É o caso da empresária Gabriellle Chimento, que vende roupas para ioga com foco na economia sustentável. A empresa nasceu durante a pandemia do novo coronavírus.
“A minha pretensão é atender aquela minha comunidade, que é o meu nicho, segmentado, sem ansiedade, para conversar com o meu consumidor. E o público que está ligado à ioga já é um público que está dentro desse universo de lifestyle, de vida saudável”, afirmou.
Ainda há muito espaço para crescer, segundo especialistas. Hoje, só 6% dos varejistas brasileiros vendem online.
“O poder do smartphone hoje é muito grande”, diz Felipe Facchini, gerente de vendas da PayPal. “Cada vez que você coloca mais tecnologia na mão das pessoas, digitaliza mais, a tendência é que isso cresça e espalhe.”