A Colômbia protagonizou uma das principais surpresas da Copa do Mundo feminina 2023 até aqui ao vencer neste domingo (30) a bicampeã Alemanha por 2 a 1.
As duas seleções se enfrentaram em Sydney (Austrália) pela segunda rodada do Grupo H. Em Adelaide (Austrália), pela mesma chave, o Marrocos venceu a Coreia do Sul por 1 a 0, com um gol de Ibtissam Jraidi aos 6 min do primeiro tempo.
Os resultados deixaram as colombianas na liderança do grupo, com seis pontos. Alemanha e Marrocos, com três pontos cada, vêm na sequência – a vice-liderança é das alemãs, com ampla vantagem no saldo de gols (+5 a -5). Sem pontuar, a Coreia do Sul é lanterna.
A Colômbia saiu na frente aos 7 min do segundo tempo: após sobra de bola na área, Linda Caicedo apareceu na esquerda, driblou duas marcadoras e bateu com categoria no ângulo da goleira Merle Frohms.
A Alemanha pressionou e chegou ao empate aos 44 min, depois que a goleira Catalina Pérez derrubou Lena Oberdorf na área – pênalti, que Alexandra Popp converteu. No entanto, aos 52 min, Leicy Santos cobrou escanteio pela direita e Manuela Vanegas mandou de cabeça para as redes, dando a vitória às sul-americanas.
As equipes da chave voltam a entrar em campo na quinta-feira (3) pela terceira rodada. A Colômbia encara o Marrocos em Perth (Austrália), precisando de um empate para assegurar a liderança. Em Brisbane (Austrália) a Alemanha mede forças com a Coreia do Sul.