O Brasil foi escolhido como país-sede da Copa do Mundo Feminina 2027. A decisão foi anunciada na madrugada desta sexta-feira (17) pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante o 74º Congresso da entidade, na Tailândia.
O resultado da votação que deu vitória ao Brasil foi 119 a 78. O país disputava a candidatura com o trio europeu Holanda, Alemanha e Bélgica. Essa será a primeira vez que um representante sul-americano vai receber o mundial feminino de futebol. O Brasil já sediou a Copa do Mundo masculina, em 1950 e 2014.
Em discurso, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, celebrou a escolha: “Agradeço a confiança de todos que participaram do Congresso da Fifa. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história".
A candidatura brasileira ganhou força após a desistência da dupla Estados Unidos e México, já escolhida para receber o mundial masculino em 2026.
Nas redes sociais, personalidades do futebol feminino comemoraram o resultado da votação. Uma delas foi a jogadora Marta, que anunciou recentemente sua aposentadoria da Seleção Brasileira. “Jogar uma Copa do Mundo em casa é o sonho de tantas meninas no Brasil. Quero agradecer a todos que fizeram parte desta conquista”, declarou.
PROVÁVEIS DATAS
De acordo com o projeto enviado à Fifa pela CBF, a competição deve acontecer entre os dias 24 de junho a 25 de julho, com abertura e final no estádio do Maracanã (RJ). O texto também prevê 10 estádios brasileiros que podem receber os jogos:
· Mineirão (Minas Gerais)
· Neo Química Arena (São Paulo)
· Maracanã (Rio de Janeiro)
· Beira-Rio (Porto Alegre)
· Mané Garrincha (Brasília)
· Arena Pantanal (Cuiabá)
· Fonte Nova (Salvador)
· Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata - PE)
· Arena Castelão (Fortaleza)
· Arena Amazonas (Manaus)
*Sob supervisão de Sandro Badaró