Única vez que uma pilota pontuou na F1 foi no GP da Espanha; veja curiosidades

Palco do GP deste fim de semana, circuito de Barcelona também teve primeira vitória de um piloto do grid atual

Da redação

Lella Lombardi foi a única mulher a pontuar na F1
F1

Neste fim de semana, a F1 disputa a sétima etapa da temporada 2023, com o GP da Espanha, em Barcelona. E foi justamente no país europeu que uma mulher pontuou pela primeira (e última) vez na história da Fórmula 1. Confira essa e outras curiosidades sobre a corrida deste domingo. 

1 - O traçado de Barcelona mudou. Agora não há mais a chicane no terceiro setor, recurso que era usado desde a temporada 2006 para tentar juntar o grid, mas que acabou tendo um efeito contrário. A expectativa é que, com a mudança, o tempo de volta caia e que as disputas na reta principal aumentem. 

2 - Foi em Barcelona que Verstappen conquistou sua primeira vitória na F1 e também a primeira pela Red Bull, em 2016. O triunfo só foi possível porque Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes, se embolaram e abandonaram a corrida na primeira volta. 

3 - E se lá foi onde Verstappen venceu sua primeira corrida, também foi lá onde Alonso conquistou sua última vitória, na edição de 2013 da corrida, ainda pilotando pela Ferrari. 

4 - E ainda melhor: foi lá que Pastor Maldonado conquistou sua única vitória na F1, que também foi a última vitória da Williams, em 2012. O triunfo foi seguido por um incêndio misterioso, mas que acabou sem feridos.

5 - Foi na Espanha, em 1975, que uma mulher pontuou pela primeira (e única) vez na história da F1. Lella Lombardi terminou a corrida na sexta colocação e fez um ponto, que acabou virando meio pelo fato de a corrida ter sido interrompida em função de um grave acidente que terminou com quatro mortos. 

Saiba como assistir ao GP da Espanha de F1, marcado para este fim de semana. 

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.