A Mercedes terá mais atualizações nos carros de Lewis Hamilton e George Russell no Grande Prêmio da Espanha, a sétima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. A informação foi divulgada por James Allison, diretor técnico da equipe, em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (31).
Segundo o dirigente, novidades iniciais já foram levadas para o GP de Mônaco, onde Hamilton foi quarto e Russell foi quinto. Agora, a ideia é utilizar uma pista com média de velocidade mais alta para mais atualizações no W14.
“Gostaríamos de fazer a estreia (das atualizações) em uma pista mais normal, e foi isso que planejamos. Elas haviam sido planejadas para Ímola (GP da Emilia-Romagna), mas infelizmente, com o cancelamento de Ímola, elas chegadas para estrear em Mônaco – o que não é fácil”, disse Allison.
“Não impressionamos na classificação, mas o carro teve um ritmo de corrida razoavelmente ajeitado. Vamos esperar para ver a próxima corrida, para ver em que pé verdadeiramente estamos em uma pista de corridas mais normal.”
Espiada na Red Bull em Mônaco
Para a sequência da temporada, a Mercedes admite a possibilidade de aproveitar informações obtidas do carro da Red Bull no GP de Mônaco. Em Monte Carlo, Sergio Pérez bateu durante a classificação e teve seu carro resgatado por uma grua.
Com o resgate, o assoalho do carro de Pérez foi exposto para equipes e fãs. A Red Bull minimizou o fato, mas a Mercedes não esconde o fato de que esse tipo de informação é bem-vinda.
“Certamente, isso sempre atrai muito interesse”, disse James Allison. Segundo o dirigente, as equipes contam até com fotógrafos e cinegrafistas espalhados pelas pistas para eventuais registros, já que imagens de TV nem sempre oferecem registros com a qualidade que os engenheiros buscam para as avaliações.
“Fotógrafos são posicionados em partes estratégicas da pista, onde há a possibilidade de que gruas entrem em ação, e estão lá clicando furiosamente”, acrescentou.
“Então, nossas caixas de entrada são subsequentemente ocupadas com imagens em alta resolução de outros carros. Infelizmente, nosso próprio carro teve sua viagem para os céus neste final de semana (após um acidente de Hamilton nos treinos livres) e haverá muitas fotos daquilo nas caixas de entrada de nossos competidores.”
“Mas sim, temos um bom pacote de imagens da Red Bull, e isso é sempre uma coisa boa para nosso time de aerodinâmica, para que veja se pode pegar detalhes que sejam de interesse em nosso atual programa de testes”, completou.