Fernando Alonso, piloto da Aston Martin na Fórmula 1, recebeu um convite inusitado nesta quarta-feira (31): receber um asteroide.
A proposta partiu da Fiaam (Fundação Instituto de Astronomia e Astronáutica de Mallorca), responsável por descobrir o asteroide em 2003. Na ocasião, o corpo celeste ganhou o nome de Alonso 73533.
Ainda que a descoberta já tenha 20 anos, o nome do asteroide ganhou manchetes na Espanha diante de uma coincidência: sua matrícula termina em 33, justamente o número de vitórias que Alonso persegue na Fórmula 1. Atualmente, o bicampeão conta com 32 vitórias.
“Acreditamos saber como ajudar para que o piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso consiga sua vitória de número 33”, brinca a instituição em comunicado. “Como ilustre proprietário de um corpo celeste com seu nome, ressaltamos a importância de que as pessoas que têm a honra de serem nomeadas pela União Astronômica Internacional (IAU) testemunhem sua gratidão ao cosmos por tal troféu.”
Segundo a Fiaam, o asteroide tem 4 km de extensão e viaja a uma velocidade de 9 km/s em uma órbita entre Marte e Júpiter. A descoberta foi feita pela equipe do observatório, com sede na cidade de Costitx.
“É por isso que, da Fiaam, convidamos Fernando Alonso para ‘receber’ oficialmente seu asteroide em Costitx, Mallorca”, completa o comunicado.