O Canal Livre deste domingo (28) analisa o primeiro debate com candidatos à presidência da República realiza pela Band em parceria com UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura.
O evento colocou frente a frente, pela primeira vez, os principais candidatos ao Planalto: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Com apresentação de Rodolfo Schneider, o programa conta com as participações dos jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, além das análises do cientista político Antonio Lavareda.
Na avaliação do jornalista Fernando Mitre, o debate produziu um momento em que várias circunstâncias que não são muitas claras ao eleitor comum, como a posta de Jair Bolsonaro (PL) fazer a primeira pergunta do debate ao ex-presidente Lula (PT).
Para o cientista político Fernando Schuler, o debate é um ambiente desafiador e perigoso para os candidatos. Ele diz que Bolsonaro faz coisas inexplicáveis para um público moderado que não faz parte da base dele.