Oinegue: O lado bom e o lado ruim da relação com a China

Âncora do BandNews no Meio do Dia e do Jornal da Band avalia que viagem de Lula à China é uma oportunidade para discutirmos a reindustrialização brasileira

BandNews FM

O Ministério das Relações Exteriores organiza para o final do mês uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China. Desde que tomou posse, o presidente Lula já visitou os dois maiores compradores de produtos brasileiros: Argentina e Estados Unidos. E visita ainda neste mês a China, maior comprador de produtos brasileiros. De cada 100 reais de produtos exportados pelo Brasil, 4 são comprados pela Argentina, 11 pelos Estados Unidos e 31 pela China.

Eduardo Oinegue afirma no comentário de abertura do jornal na BandNews FM que é preciso festejar a força dessa relação bilateral, mas não podemos depender tanto de um país só, nem lastrear nossas vendas apenas em commodities. Além de expandir nossa pauta de exportações, precisamos ficar de olho nos efeitos da importação de produtos chineses sobre a indústria nacional. “O desafio é exportar mais para a China e segurar a importação dos produtos que vêm de lá e prejudicam a indústria brasileira”, opina o jornalista.

O jornalista defende que o Brasil aposte na reindustrialização, para criar melhores vagas no mercado de trabalho e conseguir fabricar produtos de maior valor agregado. Oinegue também fala da necessidade de uma melhora na produtividade brasileira.

O âncora conclui afirmando que a viagem da comitiva deve servir para abrir a discussão de como criar um melhor ambiente de negócios, fomentando assim um país que estimule o investimento produtivo e a abertura e novas indústrias.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.