Oinegue: quer comprar um apartamento mais barato?

Jornalista aponta o que é preciso fazer para que o Brasil possa construir mais imóveis a um preço menor

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews no Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, afirma, nesta quinta-feira (2), que habitação é um tema que deveria ser tratado com mais seriedade, se o Brasil quiser enfrentar o déficit habitacional gigantesco, que se aproxima perigosamente de 8 milhões de moradias. E, lembra Oinegue, não dá para construir de olho apenas na redução do déficit porque a sociedade também se mexe e pede mais imóveis. “As pessoas se casam, se separam, os jovens viram adultos, e você precisa construir para manter as mudanças”, ressalta.

O jornalista cita um estudo segundo o qual o Brasil precisa construir 30 milhões de moradias até 2030. “Trinta milhões é um negócio inalcançável, um investimento fabuloso. É um dinheiro que o Brasil não tem hoje e um dinheiro que o Brasil não vai ter”. E, afirma Oinegue, mesmo que conseguisse os recursos financeiros, isso não seria suficiente. “Para reduzir o déficit é preciso agilizar o processo construtivo. Não dá para levar dois anos e meio para construir um imóvel quando dá para construir em um ano e meio. Mas não é porque o pedreiro é lento, é porque é preciso industrializar o processo construtivo como acontece em qualquer país civilizado”.

“Se a gente tem tecnologia, se a gente tem novos materiais, se o canteiro de obras for usado mais para montagem dos conjuntos do que para a execução de todas as etapas da obra, o Brasil pode reduzir o custo final da unidade, o que ajuda quem compra.” Daí a necessidade de discutir o assunto com a devida seriedade