Mônica Bergamo: ministros do TCU querem que Bolsonaro devolva as joias

De acordo com a colunista da BandNews FM, oito dos 11 ministros da Corte devem votar pela devolução dos itens

BandNews FM

O Tribunal de Contas da União (TCU) irá debater o caso das joias, que foram recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma sessão na próxima quarta-feira (15)

A expectativa é de que o plenário da Corte reverta a decisão do ministro Augusto Nardes que proibia o ex-mandatário de utilizar ou vender os itens valiosos recebidos da Arábia Saudita, mas permitia que eles ficassem sob a posse do político. As informações são da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.

Os membros do Tribunal ouvidos pela jornalista defendem que Jair Bolsonaro devolva os presentes e afirmam que ele sequer deveria ter aceitado as joias. De acordo com a apuração, oito dos 11 ministros do TCU devem votar contra a decisão de Nardes.

A avaliação da Corte é de que a análise do processo deve ser rigorosa. Outras autoridades do governo Bolsonaro já foram punidas após terem sido presenteadas com artigos de luxo, o que o órgão classifica como incompatível com a moralidade pública.

Augusto Nardes, selecionado como o relator da ação, é considerado alinhado com Jair Bolsonaro e foi apontado como autor de falas com teor golpista no fim do ano passado. 

Um áudio do magistrado falando que os militares se organizavam para contestar a eleição foi divulgado. Na ocasião, ele se afastou das funções. No entanto, integrantes do Tribunal descartaram dúvidas sobre a conduta de Nardes no caso.

O caso das joias deve ter mais desdobramentos nesta semana com o depoimento do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, que será ouvido nesta terça-feira (14). A oitiva estava marcada para a última quinta (9), mas foi adiada a pedido da defesa do político. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.