Mendonça libera julgamento do STJ sobre tributação de benefícios fiscais

Segundo o ministério da Fazenda, União arrecadaria cerca de R$ 90 bilhões com a medida

Rádio BandNews FM

As discussões do STJ eram sobre a autorização de cobrança de impostos dados pelos estados
Foto: Anderson Riedel/PR

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, decidiu reverter uma decisão dele mesmo, dada na semana passada, e liberar o julgamento de uma ação que corria no Superior Tribunal de Justiça.  

As discussões do STJ eram sobre a autorização de cobrança de impostos dados pelos estados através do ICMS, e mesmo com a suspensão do STF, os ministros seguiram o julgamento e votaram, de forma unânime, a favor.  

Essa medida é benéfica para o Estado, e segundo o ministério da Fazenda, a União arrecadaria cerca de R$ 90 bilhões.

O ministro da Fazenda Fernando Haddad se reuniu com Mendonça na última terça-feira (2), pedindo para reconsiderar a decisão, além de um envio formal com esse pedido a suprema corte.  

Essa revisão do ministro ainda pode ser reconsiderada, pois essa decisão precisará ser analisada pela Suprema Corte.  

No despacho com a nova decisão de Mendonça, ele manifesta o entendimento de que isso não precisará ser revisto pelo plenário, justamente por se tratar de uma reconsideração do tema, algo que será decidido pela presidente do STF, ministra Rosa Weber.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.