Polícia Federal faz operação para prender CACs que não recadastraram armas

Cerca de seis mil armas de uso restrito estão irregulares depois do não cumprimento de exigências legais

BandNews FM

Polícia Federal faz operação para prender CACs que não recadastraram armas
Flávio Dino
Agência Brasil

A Polícia Federal iniciou nesta quinta (4) uma operação para prender pessoas que não recadastraram armas de fogo dentro do prazo legal e que já têm mandados de prisão em aberto. Os Caçadores, Atiradores e Colecionadores tinham até quarta-feira (3) para regularizar a situação cadastral na PF.

Segundo a corporação, mais de seis mil armas de uso restrito não foram recadastradas. A chamada Operação Day After cumpre mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva, além de dívidas envolvendo pensões alimentícias.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou em uma rede social que a ação iniciada agora “será uma linha permanente de trabalho da PF”. 

O balanço da Polícia Federal aponta que até o fim do prazo, 939.154 armas foram cadastradas, quase seis mil a mais que o registrado anteriormente no sistema do Exército, o Sigma.

O Governo Federal unificou sistemas de cadastros até então pulverizados entre os militares e a Polícia Federal. Agora, recebe os registros através de um único registro, sob controle da PF, o Sistema Nacional de Armas (Sinarm).