Vídeo: foguete Starship, da SpaceX, explode no ar minutos após o lançamento

Após a explosão, Elon Musk, bilionário dono da fabricante do foguete Starship, prometeu novos testes em alguns meses

Da redação

O foguete Starship, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, explodiu no ar no lançamento-teste ocorrido nesta quinta-feira (20), dias após a companhia adiar o que seria o primeiro voo devido a falhas técnicas. O voo não era tripulado.

Apontado como “o foguete mais poderoso da história”, o Starship explodiu minutos depois da decolagem. Nas redes sociais, Musk agradeceu a equipe e disse que aprendeu com o episódio, além de prometer mais testes em alguns meses.

“Parabéns ao time SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, escreveu Musk minutos após o lançamento. Saiba aqui por que o voo foi considerado um sucesso.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

A operação de hoje ocorreu na base americana de Boca Chica, no Texas. O cancelamento do que seria o primeiro voo ocorreu devido ao congelamento de uma válvula de pressurização, conforme informou o bilionário.

Em postagens nas redes sociais, a SpaceX deu a entender que possíveis erros de hoje estavam programados, principalmente por se tratar de um teste. A empresa reforçou a fala de Musk ao dizer que a equipe aprendeu com a “rápida desmontagem não programada” para melhorar a confiabilidade do Starship.

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”, disse a SpaceX pelo Twitter.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

1º voo orbital

O voo de hoje seria o primeiro orbital do foguete em volta da Terra. Após decolar do Texas, a nave seguiria em viagem por cerca de 1h30 até pousar no Oceano Pacífico, nas proximidades do Havaí, também nos Estados Unidos.

O plano da SpaceX é usar o Starship para futuras missões a Marte. A própria Nasa já escolheu o foguete para levar humanos à Lua em 2025, no âmbito da Missão Artemis 3.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.