Masterchef

Sertanejo chic e alfaiataria moderna: as novidades dos figurinos do MasterChef

A figurinista Larissa Azevedo detalha os looks dos jurados e de Ana Paula Padrão na 10ª temporada do MasterChef, que estreia dia 2 de maio na Band

Aline Naomi

Pequenos spoilers da 10ª temporada do MasterChef Brasil já podem ser observados nas redes sociais dos jurados e de Ana Paula Padrão. É o caso de alguns looks que serão usados nos novos episódios e que já apareceram no feeed do elenco. Além de uma edição recheada de novidades na cozinha, o público pode esperar também atualizações nos figurinos, incluindo no de Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, chef recém-chegado ao programa, que estreia em 2 de maio na Band.

Para saber todos os detalhes da construção do estilo do elenco, o Band.com.br conversou com a stylist Larissa Azevedo, responsável, com sua equipe, por vestir Ana Paula Padrão, Erick Jacquin, Helena Rizzo e, agora, Rodrigo Oliveira. Ela revela que a concepção dos figurinos é feita de forma coletiva, além de contar com apontamentos da direção do programa. 

“Toda temporada a gente tenta trazer alguma coisa nova, senão fica muito chato, muito monótono”, comenta Lala, como é carinhosamente chamada nos bastidores. “É uma construção diária. Eu sempre falo que eles não são personagens, eles são eles mesmos. O importante é que a gente sempre respeite esse lugar, essa estética deles.” 

Confira a seguir o que podemos esperar do figurino de cada um na 10ª temporada do MasterChef Brasil. 

O sertão chic de Rodrigo Oliveira 

Para Rodrigo Oliveira, estreante como jurado no MasterChef, houve a preocupação de criar um estilo autêntico e fiel aos valores do cozinheiro. “Com a roupa masculina é muito fácil cair em um lugar comum e, de alguma forma, acabar lembrando qualquer outra pessoa”, afirma a stylist

Para criar uma marca própria, foram trazidas referências da história do chef do Mocotó, como o universo sertanejo. Por isso, seus figurinos trabalham uma diversidade de texturas com peças de tricô, malha, linho e jeans, além de uma paleta de cores com tons que remetem à natureza, como o marrom e o azul. 

Tudo isso, claro, com um toque de elegância, mas sem ter peças muito clássicas da alfaiataria. “Ele é mais despojado e precisa ter essa identidade sertaneja, mas também precisa ter esse mood superelegante do MasterChef”, observa.

A alfaiataria moderna de Ana Paula Padrão 

Ao longo dos anos, Ana Paula Padrão saiu de um estilo mais esporte fino para entrar de vez no mundo da alfaiataria. No processo foi indispensável trazer um ar de modernidade às peças mais clássicas. O fato de ela ser uma mulher dinâmica e empoderada influenciou nessa necessidade. 

“Não posso colocar uma camisa branca e uma calça preta nela, sabe? Embora vá ficar lindo e elegante, porque ela segura esse look, não passa o que de fato ela é”, comenta a stylist.  

Por isso, os figurinos trazem cores marcantes, sejam em looks monocromáticos, mas com cortes modernos, ou na combinação de peças com cores sólidas. “Continua sendo uma alfaiataria, mas a gente tem acrescido de cor com um pouco mais de identidade”, explica Lala.  

O rock‘n roll de Helena Rizzo 

Repensar o figurino de Helena Rizzo foi também uma necessidade prática. Com a mudança das gravações para os estúdios Vera Cruz, um lugar mais frio, surgiu o pedido da chef do Maní de que as peças não fossem tão frescas. “Ficamos pensando em soluções e aí ela me deu essa dica: ‘Sei lá, uma pegada mais rock’”, relembra.  

Na 9ª temporada, a primeira gravada na nova locação, Helena Rizzo vestia figurinos mais divertidos e coloridos. Mas a barreira de temperatura fez a equipe repensar esse estilo, mas sem perder de vista a identidade da jurada.  

Assim, a stylist trouxe a referência do rock em blusas mais pesadas para agasalhá-la sem deixar de lado o apelo estético dos figurinos. “Como ela sente mais frio no braço, optamos por cobrir mais essa região e explorar mais as pernas, com as minissaias”, explica. “Acho que tem super a ver com o universo dela e resolveu essa questão que nós tínhamos.” 

A versatilidade de Jacquin 

Apesar de ser um chef da clássica cozinha francesa, Erick Jacquin é uma pessoa dinâmica. Isso transparece no figurino do jurado veterano, com peças de alfaiataria que trazem cores e acessórios instigantes. “O Jacquin tem outra forma de se comunicar. Ele é muito rápido, ele fala várias coisas, então a gente vai construindo no dia a dia."  

Para atender o padrão exigente do jurado, muitas peças que ele usa são feitas sob medida para que tanto o caimento quanto o acabamento dos looks sejam perfeitos. Por isso, muitas coisas são reutilizadas, mas com outras roupagens. Jacquin repete look, sim, e com classe: “O desafio é montar novos looks a partir do que a gente já tem”, comenta. 

As dez temporadas de MasterChef fizeram com que o acervo de peças do chef seja grande. Isso ajuda e faz com que a alternância dele nos looks também seja muita. “O grande desafio do figurino dele é esse: mudar de cara sem mudar o armário”, conclui. O segredo do sucesso!

A 10ª temporada do MasterChef Brasil estreia em 2 de maio na tela da Band. A gente te espera!