Risco de transmissão de varíola do macaco é menor, diz secretário de saúde de SP

Jean Gorinchteyn afirmou que paciente diagnosticado está isolado e pessoas próximas a ele são monitoradas pelas autoridades

Da Redação

Jean Gorinchteyn, secretário de saúde do estado de São Paulo
Reprodução/BandNews FM

O secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que os riscos de saúde pública com a transmissão da varíola dos macacos após a confirmação do primeiro caso no país é menor por causa das características da doença. A prefeitura de São Paulo confirmou, nesta quinta-feira (9), que um homem de 41 anos que viajou recentemente à Espanha e Portugal foi diagnosticado com a varíola.

Em entrevista à Rádio BandNews FM na tarde desta quinta-feira (09), Gorinchteyn afirmou que para se contaminar é preciso que haja um contato muito próximo com quem está infectado.

“Essa doença tem a possibilidade de ter transmissão de pessoa para pessoa”, afirmou o secretário. “A transmissão se dá direto pela pele de uma pessoa contaminada assim como a liberação de gotículas de saliva. Por isso as pessoas que têm contato muito próximo tem mais chances de serem contaminadas. O risco de saúde pública é muito menor. " 

O médico destacou que os primeiros sintomas são dores no corpo, nas juntas, febre e dor de cabeça. “No terceiro ou quarto dia ocorre surgimento de lesões nas mãos, pés, rosto e pelo corpo.”

Naquele período que existe febre ocorre transmissão, mas só com pessoas que estejam muito próximas a ele. De imediato, as pessoas são rastreadas: quem teve contato com ele para que possar ser monitoradas. “Autoridades devem fazer identificação rápida e promover o isolamento do paciente.”  

O paciente diagnosticado  segue em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na zona oeste da capital, desde a noite desta quarta-feira (8), quando apresentou os primeiros sintomas da doença.  Todos os contatos do paciente estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância de saúde de São Paulo.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.