O governo do Reino Unido informou nesta segunda-feira (14) que interceptou dois bombardeios de patrulha marítima de longo alcance da Rússia que sobrevoaram Shetland, localizadas no norte da Escócia.
Com a confirmação do governo britânico, esse é o primeiro sobrevoo de aviões militares russos dentro da área que faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde o início da guerra na Ucrânia.
“As tripulações mantêm uma vigilância constante sobre o espaço aéreo do Reino Unido e estão sempre prontas para agir a qualquer momento para manter nosso país seguro”, disse o ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey.
“É muito gratificante saber que conseguimos fazer uma interceptação bem-sucedida, mantendo a integridade do espaço aéreo do Reino Unido e da OTAN”, comentou um piloto das Forças Armadas.
Segundo o governo britânico, as aeronaves russas entrando no espaço aéreo controlada pelo Reino Unido podem representar um perigo para outros aviões. “Essas aeronaves russas muitas vezes não falam com o controle de tráfego aéreo ou 'squawk', transmitindo um código garantindo que sejam visíveis para outros usuários aéreos e controladores de tráfego aéreo no solo”, informou em comunicado.