Uma falha no sistema de energia prejudicou a circulação dos trens da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e fez com que centenas de passageiros tivessem que desembarcar sobre os trilhos no início da manhã desta quarta-feira (23), entre as estações Brás e Francisco Morato, na região central de São Paulo.
Pelo menos até as 10 horas, os trens seguiam em via única, com velocidade reduzida e com maiores intervalos.
O problema afetou a linha entre 6h e 10 horas, justamente no horário de maior movimento no transporte sobre trilhos da capital paulista.
Um dos trens ficou parado entre as estações Piqueri e Luz, um segundo trem emparelhou depois de meia-hora de espera, e os passageiros tiveram que desembarcar sozinhos, por qualquer uma das portas, saltar sobre os trilhos e embarcar no outro coletivo.
Os próprios passageiros fizeram um mutirão para ajudar as pessoas idosas e com dificuldades de locomoção.
Depois, segundo a CPTM, o sistema emergencial de ônibus Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado para atender aos passageiros entre as estações Piqueri e Barra Funda.
Nota da CPTM
"A circulação dos trens na Linha 7-Rubi foi normalizada às 10h22, com a liberação da via.
Na manhã desta quarta-feira (23/02), em virtude de problemas na rede aérea na Linha 7-Rubi, os trens circularam em via única entre as estações Piqueri e Luz, gerando maiores intervalos em toda linha. O Serviço 710 foi suspenso e a Linha 10-Turquesa funcionou normalmente.
O sistema Paese foi acionado para atender os passageiros entre as estações Piqueri e Barra Funda.
Os técnicos continuam no local para apurar as circunstâncias da ocorrência. A CPTM pede desculpas pelos transtornos causados."