Um vídeo que circula nas redes sociais (assista acima) mostra uma confusão entre um ambulante e três agentes de segurança da Estação Granja Julieta, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, na zona sul de São Paulo.
As imagens foram registradas no último fim de semana e trazem um ambulante deficiente, que não tem uma das pernas, sendo abordado de forma agressiva por três seguranças da CPTM.
O homem é colocado à força no chão por um dos agentes. Enquanto isso, os outros dois funcionários puxam as muletas que auxiliavam o rapaz. O ambulante tenta levantar, mas é impedido pelos três homens. Em um trecho do vídeo, um dos agentes da CPTM tenta imobilizar o vendedor, que não demonstra resistência.
O vídeo só acaba porque outra funcionária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos aborda a passageira que registrava o momento, impedindo que a gravação seja feita.
O que diz a CPTM
Em nota, a CPTM afirma que, por volta de 18h do último sábado, a equipe de segurança da Estação Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda CPTM, abordou uma pessoa por fazer comércio irregular nas dependências da estação. Após a abordagem, a mercadoria foi apreendida e o vendedor foi retirado do sistema.
A companhia informa que comércio ambulante não é permitido nos trens e estações da CPTM e que a atuação da Companhia está respaldada por um decreto federal que regulamenta o transporte ferroviário.
O órgão ainda diz que o combate ao comércio ilegal nas dependências da companhia se dá por fiscalização aos vendedores irregulares flagrados, que estão sujeitos à retirada do sistema e à apreensão da mercadoria que estava sendo comercializada.
De São Paulo Matheus Christov e Elaine Freires, da Central de Ouvintes Ricardo Boechat