Passageiros reclamam de plataformas cheias e má sinalização nas obras das plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda da CPTM, na zona oeste de São Paulo. Algumas pessoas entraram em contato com a “Central de Ouvintes" para contar que algumas ficaram até espremidas entre o vagão do trem, as obras e as escadas.
Uma das principais queixas é a de que falta sinalização para indicar as intervenções e as pessoas ficam “perdidas”.
O técnico de Segurança do Trabalho Hary Lucht ficou no meio da aglomeração para embarcar durante a manhã.
“As pessoas descem as escadas rolantes e por não saberem para onde devem se dirigir, se aglomeram. Então começa um empurra-empurra e tem uma possibilidade grande de se ferirem”, alerta o ouvinte.
De acordo com a CPTM, são realizadas obras nas plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda da CPTM.
O embarque para os passageiros da Linha 8-Diamante passou a ser realizado pelas plataformas UM (sentido Júlio Prestes) e DOIS (em direção a Itapevi).
Para o público da Linha 7-Rubi, o embarque permanece nas plataformas CINCO (sentido Francisco Morato) e SEIS (para Rio Grande da Serra).
A assessoria de imprensa da Companhia ressalta que os passageiros estão sendo informados pelo sistema de som sobre onde as composições vão seguir.
Além disso, a empresa coloca equipes em alguns pontos para orientar as pessoas que tiveram dúvidas.
Ainda assim, a chef de cozinha Nana Campello afirma que essas ações são insuficientes.
“Eles começaram as obras em todas as plataformas de embarque e desembarque dos trens de uma forma organizada, mas nesse mês está um caos”, relata a chef de cozinha.
A CPTM informou que a Estação Barra Funda está desde o início de 2021 passando por revitalização.
As obras vão desde ampliação, reforma e adequações de ambientes à substituição de piso da plataforma, mezanino e áreas de circulação.
A estação também ganhará um novo projeto de iluminação, com lâmpadas mais sustentáveis.
Todo esse processo deve ser concluído até o final de 2022.