O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar pela cirurgia no quadril na próxima sexta-feira (29), ocasião em que passará por uma artroplastia total de quadril. Na prática, o procedimento se trata da colocação de uma prótese na articulação do fêmur com o quadril.
O repórter Túlio Amâncio, da Band Band Brasília, apurou que Lula ficará internado até o dia 3 de outubro. Depois, despachará de casa, no Palácio da Alvorada, por quatro semanas. Quanto a compromissos internacionais, somente depois de seis semanas.
Ainda de acordo com a apuração, o último compromisso de Lula, antes da cirurgia, será a participação dele na posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado substituirá a ministra Rosa Weber, que se aposenta nos próximos dias.
Médicos destacam que a cirurgia é simples, mas que Lula precisará passar por anestesia geral.
A cirurgia de Lula ocorre em meio a decisões sobre quem será o próximo procurador-geral da República, substituto de Augusto Aras, indicado ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL). O presidente também precisa anunciar quem substituirá Weber no STF.