Mesmo cercado pela Justiça americana, Donald Trump lidera a corrida de seu partido para ser indicado candidato à Casa Branca.
O que não faltam são acusações contra Donald Trump. O ex-presidente americano tem uma longa lista de processos. São dois indiciamentos formais e alguns ainda estão por vir.
Mesmo assim, ele tem liderado com folga a corrida interna do partido Republicano à Casa Branca, nas eleições de 2024.
Na pesquisa do New York Times, ele tem 54% das intenções de voto - uma vantagem de 37 pontos sobre seu principal rival, o governador da Flórida, Ron DeSantis.
Os números mostram que a maioria do eleitorado republicano não condena o comportamento de Trump, principalmente depois da invasão ao Capitólio, em 2021. Só 19% afirmam que ele é um risco à democracia. E a grande maioria acredita que ele é inocente nos processos que responde.
A pesquisa é um banho de água fria pra DeSantis, que nesta campanha tenta se vender como um candidato mais elegível e capaz de derrotar os democratas.
O atual presidente, Joe Biden, tem uma leve vantagem contra Trump nas pesquisas e ainda é favorito para a reeleição.
Nesta segunda-feira (31), a Justiça ouviu um indiciado no processo que Trump responde por apropriação de documentos sigilosos da Casa Branca.
Ele é Carlos de Oliveira, um português que era gerente de manutenção da mansão de Mar-a-Lago, que pertence ao ex-presidente.
Carlos, que é acusado de apagar os arquivos do sistema de segurança da propriedade, se declarou inocente.