A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou uma ferramenta que mostra onde tem sinal de celular, e pode ajudar na escolha de uma operadora.
O mapa interativo mostra áreas na cor escura onde há cobertura de sinal de celular, e também muitas regiões em branco. O painel de cobertura móvel, que foi ao ar nesta semana, pode ser consultado no portal da Anatel na internet.
“Considerando todas as tecnologias 2G, 3G e 4G, tem uma população coberta – claro, essa população se concentra nos grandes centros urbanos – de 90% da população brasileira”, disse Humberto Pontes, chefe da área técnica da Anatel.
“E, em termos de área, região geográfica, tem 12% de área coberta.”
O mapa permite aproximar e ver detalhes - por exemplo, como a conectividade nas rodovias. Ao todo, 40% dos 125 mil quilômetros de estradas federais tem sinal 4G.
O Distrito Federal é onde há a maior cobertura. O Amazonas, a menor.
A ferramenta também pode ajudar os usuários a escolher uma operadora. É possível saber qual delas tem a melhor cobertura onde a pessoa mora. Mesmo em centros urbanos, pode haver falhas. Além disso, a Anatel acredita que os dados vão ajudar na formulação de políticas públicas.
“Da parte da população rural, a gente ainda tem um ‘gap’ que precisa ser apartado com medidas públicas, com mais de 50% de população em áreas rurais descobertas”, afirmou Humberto Pontes.