Uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto para Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) dos Estados Unidos lança luz sobre um cenário alarmante: até 2050, é projetado um aumento significativo nos casos de artrose em nível mundial.
Segundo o estudo, em 1990, a artrose afetava 256 milhões de pessoas em todo o mundo. Já em 2020, esse número era de 595 milhões. Até 2050, estima-se que atinja quase 1 bilhão de pessoas. E, atualmente, cerca de 15% da população mundial acima dos 30 anos sofre com essa condição.
A artrose acontece quando a cartilagem da articulação se desgasta e os ossos ficam em atrito, causando dor crônica e perda de mobilidade. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais propensa após trinta anos.
O médico ortopedista, Lafayette Lage, afirmou que a doença pode surgir por diferentes motivos, como obesidade e má formação congênita.
"A obesidade é um fator de risco. Outro fator é a má formação congênita. Além disso, algumas pessoas podem nascer com um caroço na cabeça do fêmur", disse.
Prevenção
Segundo o médico, exercícios físicos e boa alimentação são pilares para evitar a doença, já que impedem quadros de obesidade. Além disso, Lafayette destacou a importância de procurar ajuda profissional em casos de dores nas articulações