Governo antecipa entrega de 400 mil doses de insulina de ação rápida

Antecipação ocorreu após diálogo com a empresa produtora para garantir o abastecimento da rede para cerca de 67 mil brasileiros que recebem o medicamento pelo SUS

Da Redação

Governo antecipa entrega de 400 mil doses de insulina de ação rápida
Reprodução/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde antecipou a entrega de mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida para o tratamento de pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 1. A previsão é que essa remessa seja distribuída para todos os estados e Distrito Federal a partir da próxima semana. 

A primeira remessa do medicamento deve começar a ser entregue até o dia 09 de julho. As mais de 400 mil doses de insulina complementarão o abastecimento da rede, juntamente com as 1,3 milhão de doses da aquisição emergencial internacional. 

A antecipação ocorreu após diálogo com a empresa produtora para garantir o abastecimento da rede para os cerca de 67 mil brasileiros que recebem o medicamento pelo SUS. Pelas regras, a empresa pode fazer a entrega do produto em até 60 dias após a assinatura do contrato. Porém, diante da dificuldade de aquisição do medicamento e risco de desabastecimento, o Ministério da Saúde antecipou a entrega.

“Desde a incorporação da insulina análoga de ação rápida ao SUS, o Ministério da Saúde realiza sua aquisição de forma centralizada. No entanto, a Pasta vem enfrentando, nos últimos anos, dificuldade na compra do medicamento – reflexo também da escassez mundial do produto. Dois pregões para compra do medicamento com registro no país, o primeiro realizado em agosto de 2022 e o segundo em janeiro de 2023, não receberam propostas”, informou a pasta em nota. 

A pasta, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), promoveu ações de remanejamento do medicamento entre os estados para manter o abastecimento igualitário na rede pública de saúde. Os estados também foram autorizados a comprar diretamente o insumo, com garantia de ressarcimento pelo Governo.

Porém, diante do risco de desabastecimento do produto no SUS, a Saúde realizou compra emergencial e assinou contrato de aquisição internacional de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida, com compra foi autorizada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 05 de junho, por unanimidade.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.