Galeria de Fotos
Terremoto na Turquia e Síria deixa milhares de mortos e feridos 1/13
Terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira (6), pelo horário local. Até o momento, as autoridades confirmaram a morte de 1,6 mil pessoas. Vídeos mostram momentos em que prédios inteiros desabam após o tremor.
O epicentro foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros. Esse foi o terremoto mais forte desde 1939 no país que fica entre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio.
“Eu estava dormindo quando a minha esposa de repente me acordou. O terremoto foi muito forte, foi muito assustador. Ouvimos sons vindo de todos os lugares, demorou quase dois minutos até que o tremor parasse”, relatou um morador da região.
A brasileira Eliana Monteiro Pereira, que mora na província turca de Hatay, contou à Rádio BandNews FM que foi acordada pelo tremor por volta das 4h17, hora local (22h17, hora de Brasília).
“No primeiro tremor a gente estava dormindo. Foi terrível e assustador. Tremeu tudo e as coisas começaram a cair. As telhas do meu quarto caíram, lustre caiu. Eu e minha filha nos jogamos no chão. Meu marido veio correndo e se jogou na cama. Foram uns cinco ou dez segundos tremendo de tudo. Foi sensação de morte, terrível", conta a testemunha.
Veja vídeos:
Em atualização