Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas com vida de escombros após terremotos na Turquia, segundo o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
Os terremotos que abalaram a região, incluindo a Síria, a partir do último dia 6 de fevereiro mataram mais de 37 mil pessoas.
Em fala para a agência estatal Anadolu, Erdogan também informou que mais de 81 mil pessoas feridas nos terremotos receberam alta dos hospitais.
“Gostaria de agradecer mais uma vez a todos os países amigos e irmãos que coletaram ajuda para nossa nação dia e noite, apoiando nossos esforços de busca e resgate com suas equipes e não se esquecendo de nós em suas orações”, afirmou Erdogan.
O presidente da Turquia foi alvo de críticas por demora na resposta do governo ao desastres. Cidades inteiras ficaram dias sem receber socorro de equipes oficiais.
Na cidade de Ankara, capital do país, o repórter Narley Resende, da Band, conversou com Ali Bükcucugü. Ele estava buscando hotel para 30 pessoas de sua família depois de perder tudo.
O homem disse que o governo turno demorou mais de dois dias para aparecer e que muitas vidas foram perdidas por falta de socorro. Segundo ele, a ajuda internacional chegou antes do governo turno.
“Dois dias depois, quem veio nos ajudar foi a França, o Brasil, a Rússia, a Alemanha. Ou seja, em Kahramanmaras, vamos escrever que muitas pessoas vieram de muitos países. Muitos assistentes vieram. Não há internet fria, sem telefone, sem água, sem comida, sem pão”, disse.
Ali Bükcucugü disse que foi com a família para a capital porque sua cidade está sem internet e telefone, além de faltarem alimentos e infraestrutura mínima.
“Viemos aqui por falta de comunicação, agora as paredes da nossa casa foram derrubadas, as paredes da nossa casa sumiram. Viemos aqui apenas quando começamos a receber benefícios para meus filhos, apenas 2 dias depois, começamos a ter alguma esperança. Mas o desespero ainda não descartado. Agora a esposa de nosso irmão recebeu a notícia de que outros estão mortos. Pedimos desculpas pela tensão”, finalizou.
As autoridades turcas afirmam que 31.974 pessoas foram mortas no país, enquanto mais de 5.800 pessoas morreram na Síria, segundo a ONU e o governo sírio.