Conheça José Múcio, o escolhido de Lula para o ministério da Defesa

José Múcio Monteiro tem histórico longo na política como deputado federal, foi ministro das Relações Institucionais de Lula de 2007 a 2009, quando assumiu o TCU

Por Karina Crisanto

José Múcio Monteiro no ministério da Defesa
Antonio Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro é o escolhido para assumir o Ministério da Defesa. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) pelo presidente eleito Lula (PT) em conversa com jornalistas. 

Além de José Múcio, o petista deve oficializar os nomes dos comandantes das Forças Armadas após uma reunião com o ex-presidente do TCU agendada para esta sexta-feira depois do jogo da Seleção Brasileira válido pela Copa do Mundo do Catar. 

O general Júlio César de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia do Exército, deve ser o novo comandante do Exército. Na Aeronáutica vai ser o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. E na Marinha o almirante Marcos Sampaio.

O comandante do Estado-Maior das Forças Armadas deve ser o almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.

Conheça José Múcio Monteiro 

José Múcio Monteiro Filho, de 74 anos, é natural do Recife, em Pernambuco, tem formação em engenharia civil e tem uma longa carreira na política. Atualmente, é filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), já foi deputado federal e estadual, e presidente do Tribunal de Contas da União. 

Ele iniciou a vida política na década de 1970, quando foi eleito vice-prefeito e, em sequência, prefeito da cidade Rio Formoso, em Pernambuco. Pelo estado, Múcio disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de 1990 e elegeu-se o quarto deputado federal pernambucano mais votado. Nas eleições seguintes foi reeleito para o cargo, onde permaneceu no cargo até 2007.

Naquele ano, José Múcio deixou a cadeira na Câmara após receber o convite pelo então presidente Lula para ser ministro-chefe das Relações Institucionais, Ele coordenou a pasta até 2009. 

Na sequência, o político foi indicado pelo petista para compor o Tribunal de Contas da União (TCU), onde foi ministro entre 2009 e 2020. Após 11 anos no órgão, deixou o posto após se aposentar. 

No governo do presidente eleito Lula, José Múcio, um civil, será o responsável pelo Ministério da Defesa. Segundo o Diretor Nacional de Jornalismo da Band, o jornalista Fernando Mitre, ele tem um perfil conciliador e terá a missão de despolitizar as Forças Armadas

Outros nomes anunciados por Lula

Além de José Múcio Monteiro para a Defesa, Lula divulgou outros quatro nomes para assumir outros ministérios, são eles: Fernando Haddad será o ministro da Fazenda; Flávio Dino será ministro da Justiça; Mauro Vieira para as Relações Exteriores; e Rui Costa na Casa Civil. Conheça os membros do novo governo: 

Galeria de Fotos

Em coletiva, Lula anuncia nomes de cinco ministros de governo
1/6

Lula anuncia nomes de cinco ministros Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fernando Haddad é o novo ministro da Fazenda REUTERS/Adriano Machado/
Flávio Dino no ministério da Justiça e Segurança Pública Reprodução/Facebook
Rui Costa no ministério da Casa CivilReprodução/Facebook
José Múcio Monteiro no ministério da DefesaAntonio Cruz/Agência Brasil
Mauro Vieira no ministério das Relações Exteriores Antonio Cruz/Agência Brasil

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.