O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (9), que os ministérios do próximo governo terão mulheres e negros. A declaração foi dada durante o anúncio dos primeiros ministros do novo governo.
“Alguém deve estar com uma pergunta preparada: ‘Presidente Lula, não têm mulheres? Presidente Lula, não têm negros? Ou seja, vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens. Vai chegar uma hora que vocês vão ver a participação de muitos companheiros afrodescendentes como estão, hoje, os companheiros”, disse Lula.
O presidente eleito disse que o anúncio de hoje é para antecipar algumas demandas que os novos ministros precisam, a exemplo da formação de comissões e indicações de cargos.
“Eu tomei a decisão porque é preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para moldar o governo, criar comissões para a nossa estrutura, que, a partir do dia 1º, começam a trabalhar”, continuou o petista.
Ministros anunciados hoje
O destaque da indicação de hoje vai para Fernando Haddad (PT), nome já cogitado para o cargo há alguns dias. O outro é o senador eleito Flávio Dino (PSB) para o Ministério da Justiça.
- Ministério da Fazenda: Fernando Haddad
- Casa Civil: Rui Costa
- Ministério da Defesa: José Múcio Monteiro
- Ministério da Justiça: Flávio Dino
- Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira