Fernando Mitre

Mitre: políticos voltam a discutir a reforma tributária

Fernando Mitre analisa a pauta da reforma tributária, que deve ser discutida por Lula e governadores nesta sexta-feira (27)

Fernando Mitre

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Nesta sexta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a se reunir com os governadores, desta vez com destaque para um tema que tem sido o maior ou um dos maiores desafios dos últimos anos. A reforma tributária. 

A questão federativa - o que é da União, dos estados e dos municípios - talvez seja o maior obstáculo. Discussão nada fácil com os governadores, que ainda sofrem neste momento com as perdas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Vamos ver. 

O governo acredita que pode reunir na Câmara uns 320 votos e, no Senado, mais de 50, suficientes para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição )PEC). Outro ponto positivo  é que, lá no Congresso, tem um bom projeto, coordenado pelo economista Bernard Appy.  

São condições, à primeira vista, favoráveis - mas, na prática, isso é apenas um primeiro passo de uma difícil caminhada. Mais difícil ainda, já que o governo espera aprovar essa reforma ainda no primeiro semestre. Desafio e tanto. 

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.