Fernando Mitre

Mitre: a busca da base do governo na Câmara dos Deputados

'Maioria governista dependerá do tema a ser votado, longe de ser fixa, será negociada e formada o tempo todo', diz Fernando Mitre

Fernando Mitre

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Reprodução/Band

Quem somar os votos garantidos pelo governo na Câmara, considerando os partidos que compõem formalmente a base governista, não vai chegar a um número superior a 200. Duzentos deputados. Se contar com toda a bancada do União Brasil, aumenta 59 votos. 

O ministro Padilha, que vai comandar a articulação do governo na Câmara, acrescentando outros apoios que considera ao alcance da mão, chega a 320, mais do que suficientes para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). 

Mas com um aspecto, que parece claro: a maioria governista dependerá do tema a ser votado, longe de ser fixa, será negociada e formada o tempo todo. Trabalho e tanto - que vai depender e muito da participação pessoal do presidente. 

E muitas vezes em contatos individuais. Varejo mesmo, quando os entendimentos com partidos e lideranças não funcionarem. Nem sempre funcionam.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.